NOTÍCIA

Chegou Mitrion: alta potência para uma soja blindada contra doenças

Syngenta revoluciona o mercado com o lançamento do fungicida composto pelos dois ativos mais potentes do mercado para o controle de manchas e ferrugem

Entre 15 e 20% das perdas anuais de produção de soja têm alguma doença como causa. Existe um amplo complexo de patógenos que podem incidir sobre a cultura durante seu ciclo de desenvolvimento, comprometendo a produtividade e a qualidade dos grãos e sementes. Em infestações mais intensas, esses patógenos podem acabar com toda a área plantada, trazendo inúmeros prejuízos ao agricultor.

controle químico baseado em fungicidas e realizado no período correto é um grande aliado do produtor. O desenvolvimento adequado da cultura e, consequentemente, os bons resultados na hora da colheita são influenciados pelo investimento em produtos de qualidade e com tecnologia de ponta. É fundamental investir em ferramentas que previnem e combatem de forma efetiva o aparecimento desses patógenos na soja.

Levando esse cenário em consideração, a Syngenta desenvolveu o fungicida Mitrion, que chegou para revolucionar o mercado e elevar o controle do complexo de doenças. Continue acompanhando para saber mais sobre os principais patógenos que afetam a cultura e sobre o novo lançamento que vai deixar sua soja blindada contra as doenças.

Ferrugem asiática na soja

ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) é, atualmente, uma das principais doenças que atingem as plantações de soja em todas as regiões produtoras do grão no nosso país. Ela é responsável pela desfolha precoce, que compromete a formação da planta, o enchimento das vagens e o peso final dos grãos. A doença é bastante agressiva e, em condições ideais para seu desenvolvimento, a produtividade pode ser afetada em até 90%.

Os sintomas iniciais são minúsculos pontos escuros na parte superior do tecido foliar e sem borda amarelada. Já no lado inferior da folha, formam-se as urédias, pequenas verrugas onde o fungo produz seus esporos. Posteriormente, a folha atacada fica mais clara, com aspecto de seca, em tons próximos ao marrom-claro.

chegou-mitrion-fungicida-potente-para-uma-soja-blindada

A ferrugem não necessita de estômatos ou ferimentos para penetrar na planta: facilmente disseminada pelo vento, ela entra diretamente através da cutícula e da epiderme, tornando a infecção mais rápida e fácil. Os ciclos do patógeno são rápidos sob condições favoráveis e a doença evolui rapidamente após se iniciar na lavoura.

Pode aparecer em qualquer estádio da planta, mas tem surgido com maior frequência próxima ao período de floração e nas folhas do baixeiro. A infecção ocorre sob temperaturas entre 15 e 28°C e elevada umidade relativa do ar. Ambientes com períodos prolongados de orvalho e umidade são favoráveis para o progresso da doença na lavoura.

Sintomas e danos da mancha-alvo

O fungo da mancha-alvo (Corynespora cassiicola) é encontrado em praticamente todas as regiões de cultivo de soja do Brasil. As perdas podem chegar a 50% da produção, dependendo do período do ataque, das condições climáticas e da suscetibilidade da cultura.

A doença é caracterizada por pontuações pardas com halo amarelado, que evoluem para grandes manchas circulares com coloração castanha. Normalmente, as manchas apresentam uma pontuação central e anéis concêntricos de coloração mais escura, motivo pelo qual recebe o nome de mancha-alvo.

chegou-mitrion-fungicida-potente-para-uma-soja-blindada

Ao afetar as folhas, o fungo pode causar a redução da área fotossintética ou até mesmo a desfolha precoce, que irá comprometer o enchimento de grãos. Além disso, é capaz de provocar o apodrecimento de vagens e hastes, o que influencia diretamente o rendimento da cultura.

A mancha-alvo é causada por um fungo necrotrófico, capaz de sobreviver em restos de cultura e sementes infectadas, sendo essa uma forma de disseminação, pois é capaz de colonizar uma ampla gama de resíduos no solo.

período crítico para o aparecimento da mancha-alvo vai desde o florescimento (R1) até o enchimento de grãos (R5). Condições de temperaturas amenas, períodos chuvosos, com elevado molhamento foliar e alta umidade relativa do ar favorecem seu desenvolvimento. Menores espaçamentos e alta população de plantas também podem contribuir para a formação de microclima que oportuniza a incidência da doença.

Mitrion: onde tem potência, não tem doença!

Atendendo às novas necessidades dos produtores para o controle de ferrugem e manchas na soja, a Syngenta desenvolveu Mitrion, um novo patamar de fungicida para soja composto pelos dois ativos mais potentes do mercado.

A solução é a combinação da carboxamida com melhor efeito preventivo e do triazol de melhor efeito curativo, oferecendo uma performance superior em relação aos outros produtos disponíveis no mercado.

Protioconazol (triazol) penetra rapidamente na folha e protege seu interior, podendo alcançar infecções já estabelecidas. Já o Solatenol (carboxamida) fica fortemente preso às folhas da planta, impedindo que o fungo entre e garantindo maior efeito residual. Juntos, esses princípios entregam performance superior para todo o complexo de doenças devido à sua potência e versatilidade.

Mitrion conta ainda com uma formulação moderna denominada Empowered Control, que atua nas 3 principais fases da interação produto-planta e proporciona maior retenção, espalhamento e translocação, resultando em uma ação imediata.

O fungicida oferece:

  • combinação inovadora: composto pelos dois ativos mais eficientes do mercado;
  • máxima potência: controle superior em manchas e ferrugem;
  • segurança: melhor efeito preventivo e curativo (desde que utilizado no início da infecção);
  • conveniência: formulação com a tecnologia Empowered Control, que eleva o controle.

Syngenta: a empresa da soja

A Syngenta, líder mundial no setor do agronegócio, reconhece a importância da soja para o nosso país e quer sempre viabilizar os melhores resultados da cultura no campo.

Para isso, a empresa conta com a mais avançada tecnologia e está revolucionando o mercado de fungicidas com o lançamento de Mitrion, que passa a integrar seu portfólio robusto, com soluções integradas e desenvolvidas para aumentar a produtividade da soja.

Fonte : Portal Syngenta