NOTÍCIA

Como driblar o impacto dos percevejos na cultura da soja

Para obter bons resultados na temporada é preciso conhecer os hábitos da praga e apostar em um inseticida com resultados consistentes.

Para a safra 2021/22 de soja, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima uma produção de 142 milhões de toneladas do grão, aumento de 3,4% em relação à temporada anterior. A cultura ocupa expressiva área de cultivo e produção no Brasil e, nesta safra, deverá apresentar crescimento de 3,5%, atingindo 40,3 milhões de hectares.

Para chegar aos bons resultados estimados pela Companhia, produtores devem se atentar para um dos maiores desafios envolvidos na produção de soja: o controle de pragas, principalmente de percevejos.

Os resultados do ataque de percevejos na soja

Os percevejos são insetos sugadores que podem causar danos de importância econômica na cultura da soja. Dentre as espécies com maior incidência no Brasil, destacam-se o percevejo-marrom (Euschistus heros), o percevejo verde-pequeno (Piezodorus guildinii) e o percevejo-verde (Nezara viridula). Somente 30% dos danos na soja são causados por percevejos na fase adulta e a maior parte, 70%, vem das ninfas.

O ataque acontece no momento da alimentação, quando esses insetos inserem os estiletes bucais em diferentes estruturas da planta, em especial nas vagens, o que pode causar o abortamento dos grãos e redução do potencial germinativo. Os danos influenciam a qualidade da soja, bem como o vigor, a massa, o tamanho e o teor de óleo dos grãos.

O ataque também pode causar danos indiretos, como a transmissão de doenças e a indução da “soja louca”, distúrbio fisiológico que faz com que as folhas estejam verdes no final do ciclo, prejudicando a colheita e o rendimento. Dessa forma, os grãos ficam menores, enrugados, chochos e escuros.

Momento de incidência dos percevejos

Apesar de incidirem na cultura desde a fase vegetativa, quando estão saindo da diapausa, é somente na fase reprodutiva (início do R3) que a produtividade e a qualidade das sementes são comprometidas.

No início do enchimento dos grãos, período conhecido como R5.1, inicia-se a fase crítica de aumento da população, que vai até o final do R6. Sem a realização de um manejo adequado, essas pragas se dispersam para outras culturas hospedeiras depois da colheita da soja, como o milho, e continuam seu ciclo.

Percevejos na soja: conheça as principais espécies

percevejo-marrom é uma grande ameaça que pode chegar na lavoura no período de entressafra e sobreviver se alimentando de plantas daninhas. Durante o período de baixa temperatura, entra em estado de dormência, denominado diapausa, até que as temperaturas aumentem e a praga encontre outra fonte de alimento.

percevejo-verde pode desenvolver seis gerações em um único ano. É um inseto polífago e, por isso, pode se alimentar de diferentes plantas, o que o faz manter sua atividade durante todo o ano, buscando sempre regiões com temperaturas mais amenas.

Já o percevejo verde-pequeno tem o dobro do tamanho do estilete bucal comparado às outras espécies. Por esse motivo, consegue penetrar profundamente na vagem da soja e causar danos.

Geralmente, quando o ataque acontece em R5, causa o abortamento de grãos e afeta a qualidade e o rendimento da soja. Já se o ataque acontece a partir de R6, causa perda de peso ou deterioração das sementes.

Infográfico percevejos

Controle de percevejos na soja

Realizar o monitoramento constante da área, pelo método do pano-de-batida, é uma das medidas mais importantes para o controle de percevejos. Essa ação permite que o produtor rural compreenda o crescimento populacional das espécies em sua lavoura e respeite o momento ideal para realizar o controle químico, bem como a escolha do inseticida adequado.

É importante ter em vista que um inseticida eficiente deve distribuir bem os ingredientes ativos nos tecidos da planta.

Engeo Pleno® S: o inseticida que você já conhece e confia

Como visto anteriormente, as ninfas têm um alto potencial de causar danos e, por esse motivo, seu controle demanda um produto com alto efeito residual e poder de choque, que promova a quebra do ciclo da praga, evitando altos índices de infestação ao longo do desenvolvimento da cultura.

Engeo Pleno® S possui a sinergia do Tiametoxam e Lambda-Cialotrina, ativos altamente eficientes que proporcionam efeito de choque e residual sem igual, reconhecidos no mercado ao longo dos anos pela consistência de resultados.

O inseticida apresenta a exclusiva Tecnologia Zeon em sua formulação, que libera os ingredientes ativos gradualmente na planta por meio de microcápsulas.

Engeo Pleno® S age tanto pelo contato com o corpo do inseto quanto pela ingestão do produto quando a praga se alimenta da planta, proporcionando um bom controle de ninfas e adultos.

A evolução da Tecnologia Zeon

A Tecnologia Zeon é um avanço tecnológico em formulações de microcápsulas suspensas em água. Ela protege o ingrediente ativo, controla a sua liberação e proporciona alta aderência às plantas.

Após a aplicação do inseticida, as cápsulas se rompem e pequenas partículas dos princípios ativos aderem às folhas e, consequentemente, aos insetos-alvo. Esse processo permite maior efeito de choque, por conta do rompimento imediato da cápsula, maior tempo de contato da praga com o produto, por conta de sua liberação gradual, e melhor controle e residual, inclusive nas ninfas.

Engeo Pleno® S é a recomendação de especialistas

Engeo Pleno® S é a marca de confiança de produtores e especialistas, por serem constatados resultados consistentes desde seu lançamento no mercado, com superioridade de controle e formulação inovadora.

O consultor e pesquisador da Famiva Pesquisa e Soluções Agrícolas, José Fernando, conta um pouco mais sobre sua experiência com Engeo Pleno® S na cultura da soja. Confira:

No vídeo a seguir, Fabrício Andrade, da Agro7 Rural, fala sobre o aumento de percevejos na região de Uberlândia/MG e recomenda a aplicação de Engeo Pleno® S nas lavouras de soja. Confira:

A pesquisadora da CPA-COPACOL, Gabrielle Hoelscher, também contou um pouco sobre sua experiência com Engeo Pleno® S no controle do percevejo-marrom da soja.

O consultor Silvio Waratu falou sobre o aumento de percevejos na região de Apucarana/PR e recomendou a aplicação de Engeo Pleno® S. Confira no vídeo:

Quer saber mais sobre Engeo Pleno® S e conhecer as ferramentas desenvolvidas pela Syngenta para auxiliar o sojicultor a obter os melhores resultados no campo? Confira o portfólio completo de produtos que auxiliam o produtor rural na realização do manejo consciente de pragas.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os artigos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!

FONTE: PORTAL SYNGENTA