NOTÍCIA

Cuidados pós-colheita ajudam a manter a qualidade das hortaliças

A adoção de boas práticas quanto a embalagem, armazenamento e transporte aumenta a conservação dos alimentos.

O conceito de qualidade usado para a avaliação de hortaliças envolve uma série de características, como sabor, textura e aparência visual. A degradação desses alimentos está ligada à abrasão (que acelera a taxa respiratória dos vegetais) e à perda de água.

Boa parte da produção de hortaliças é perdida no período pós-colheita. Esse prejuízo pode ser creditado às falhas no cuidado dos alimentos, envolvendo fatores como:

  • condição de colheita;
  • ponto de colheita;
  • intervalo entre colheita e consumo;
  • manuseio;
  • acondicionamento;
  • processamento do produto.

A adoção de algumas práticas ajudam a conservar os alimentos frescos e em bom estado para consumo por mais tempo, reduzindo, assim, os prejuízos. Destacamos aqui as principais:

  1. Realizar a colheita no tempo certo, evitando que a hortaliça perca qualidade e adquira um sabor desagradável.
  2. Diminuir o intervalo entre colheita e consumo, já que o longo armazenamento aumenta a probabilidade de perdas.
  3. Conduzir os processos de colheita e de armazenagem em ambientes e embalagens higienizados.
  4. Realizar a limpeza, seleção e classificação das hortaliças colhidas antes do transporte e da distribuição.
  5. Remover o excesso de umidade das camadas mais externas dos bulbos e das raízes dos alimentos antes do armazenamento.

Cuidados durante e pós-colheita

A colheita deve ser realizada, preferencialmente, nas primeiras horas do dia. As partes das hortaliças que sofreram danos por pragas ou doenças, destinadas para descarte, devem ser deixadas na planta, para que a eliminação ocorra durante a limpeza da lavoura.

Os produtos não devem ser expostos ao sol e precisam ser transportados do galpão para a embalagem o mais rápido possível.

Além disso, é importante dedicar atenção ao transporte. Os veículos precisam estar sob condições ideais, com pressão reduzida e amortecedores. Boas estradas também influenciam na qualidade das hortaliças oferecidas ao consumidor.

Armazenamento ideal

Para aumentar a durabilidade das hortaliças, recomenda-se o armazenamento em locais de baixa temperatura.

Em ambiente doméstico, o ideal é guardá-las na gaveta da geladeira, por se tratar de um compartimento menos sujeito à ventilação e às oscilações de temperatura. Para um volume maior de hortaliças, é recomendável usar uma câmara fria que tenha monitoramento de temperatura e de umidade relativa.

Cuidados com a embalagem

Embalar corretamente as hortaliças é outro fator que contribui para a conservação, mantendo a umidade do alimento.

Uma dica bastante válida é rotular a embalagem com a indicação do produtor responsável. Com isso, obtém-se mais um indício quanto à qualidade, o que pode ser o primeiro passo na construção de um relacionamento de confiança entre consumidor e produtor.

Com esses cuidados, é possível preservar as hortaliças por mais tempo, o que evita maiores desperdícios e pode ampliar a margem de lucro.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os conteúdos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!

Fonte: Embrapa