NOTÍCIA

De onde vem o curry?

Curry, caril ou karê. Independentemente do nome adotado, você já deve ter experimentado ou, pelo menos, já deve ter ouvido falar desse popular tempero, certo? Agora, o que queremos saber é o seguinte:

Você sabe de onde ele é extraído ou como ele é feito?

Bem, se você imagina que o curry é feito com apenas um ingrediente, provavelmente vai se surpreender. De fato existe, sim, a árvore-do-caril (Murraya koenigii), mas, ao contrário do que se espera, ela não é essencial para a produção do tempero. O verdadeiro curry, na realidade, é uma complexa combinação de ervas e especiarias que, ainda por cima, não segue um padrão, podendo variar de região para região.

O curry é um tempero de origem indiana, consumido majoritariamente em países asiáticos, como a Tailândia e o Japão. Curiosamente, no entanto, Portugal e o Reino Unido também são países com forte tradição no preparo e no consumo da mistura.

Talvez por isso, dizer que cada curry é único não seja exagero. Para você ter uma ideia, um curry pode envolver mais de 70 plantas e ingredientes diferentes, gerando inúmeras combinações que vão do salgado ao doce, passando pelo picante ou pelo amargo. Apesar disso, existem alguns ingredientes que sempre aparecem e se destacam mais do que os outros, como: pó de açafrão-da-terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta, alecrim, cravo e canela.

Por ter substâncias que atuam na redução dos radicais livres, o curry é recomendado para combater Alzheimer e o envelhecimento precoce. Além disso, também auxilia na diminuição da pressão arterial e funciona como anti-inflamatório natural, atuando principalmente na redução da dor e da inflamação das articulações.

FONTE: BLOG SYNGENTA

De onde vem o curry?