NOTÍCIA

Desafio Thought For Food: uma boa ideia pode beneficiar milhões de pessoas

Durante os dias 26 e 27 de maio, foi anunciado o vencedor do desafio internacional da Thought For Food (TFF) deste ano. Esta organização tem a missão de fomentar métodos inovadores para garantir o desenvolvimento da produção de alimentos e a segurança alimentar no mundo todo.

Nesse evento, estudantes de mais de 100 países têm a oportunidade de se conectar a empresas, pesquisadores e investidores do setor para apresentar as soluções desenvolvidas ao longo do ano para tais desafios.

No ano passado demos um destaque especial para o evento, que contava com a participação de brasileiros entre os finalistas – que infelizmente não venceram. Neste ano, por outro lado, chamamos atenção para o grande mote da competição: “Como alimentar as mais de 9 bilhões de pessoas que teremos até 2050?”. Afinal, este é um desafio de toda a nossa sociedade.

E qual foi a ideia vencedora?

A agricultura é a grande vencedora, na realidade. Mas, como o evento só poderia escolher um campeão, quem saiu com o caneco e o prêmio de 10 mil dólares foi a equipe colombiana “Cultivando Futuro”. A solução desenvolvida e o contexto para que essa ideia acontecesse foram as seguintes:

Desde 2013, a agricultura colombiana está passando por dificuldades. Devido às formas ultrapassadas de coleta de dados e a complexidade de compartilhar essas informações, têm se tornado muito complicado para os produtores saberem qual a demanda e quem são os possíveis compradores de suas safras. O resultado disso é o desperdício e a perda de oportunidade de negócios e de renda.

A solução encontrada pela “Cultivando Futuro” foi criar uma plataforma que permitisse aos agricultores cadastrar suas produções para, assim, facilitar o contato com possíveis compradores. Além disso, a ferramenta mostra também os produtos que estão sendo mais procurados – uma tarefa importante que ajuda os produtores a se programarem.

Apesar de parecer simples, a ideia tem muito potencial para revitalizar a agricultura do país e gerar benefícios para mais de 1 milhão de agricultores colombianos.

Além da “Cultivando Futuro”, os outros destaques do evento foram:

AgroSpheres (Estados Unidos) – Desenvolveram um ingrediente ativo capaz de reduzir a toxicidade dos agrotóxicos em questão de horas. Hoje, esse processo pode levar semanas e acaba atrasando o processo de colheita.

Wastebusters (Malásia) – Criaram um processo capaz de transformar frutas “feias”, que normalmente seriam desperdiçadas, em uma farinha, que poderá ser utilizada na produção de biscoitos ou ração animal.

Blue Green Nexus (Estados Unidos) – Desenvolveram estufas flutuantes que podem ser utilizadas para a produção de alimentos no oceano.

Climate Edge (Reino Unido) – Desenvolveram estações climáticas capazes de coletar dados da atmosfera e do solo, que serão armazenados em nuvem e estarão disponíveis para análise dos agricultores.

FONTE: BLOG SYNGENTA

Desafio Thought For Food: uma boa ideia pode beneficiar milhões de pessoas