NOTÍCIA

Dessecação do plantio à colheita para o controle de daninhas

O uso de um herbicida de alta performance proporciona rapidez no processo de dessecação, contribuindo para uma lavoura limpa e livre de plantas daninhas de difícil controle

Um dos desafios com que os agricultores têm de lidar no campo são as plantas daninhas, já que os prejuízos causados por essas invasoras podem impactar diretamente os custos da produção, seja no plantio, seja na colheita.

Nesse cenário, a dessecação bem-feita é uma das boas práticas que contribuem para uma condição mais favorável ao produtor, tanto na antecipação da colheita da soja, como em uma lavoura limpa e sem impurezas para a próxima cultura.

Dentre os inúmeros problemas que as plantas daninhas podem trazer para a lavoura, estão:

  • Competição com a cultura por água, nutrientes, espaço e luz;
  • Dificuldade na operação mecânica da colheita;
  • Rápida dispersão na lavoura;
  • Perdas em produtividade e na qualidade do grão;
  • Casos de resistência a herbicidas.

Por isso, um processo de dessecação eficiente proporciona um melhor planejamento nas operações da lavoura e evita problemas relacionados às daninhas, principalmente as de difícil controle e que apresentam relatos de resistência ao glifosato.

Dessecação bem-feita, do plantio à colheita

Para que a lavoura obtenha maior produtividade, eliminar as daninhas é um processo importante no manejo para evitar prejuízos no desenvolvimento da cultura.

Por isso, a escolha de um herbicida eficiente na dessecação do plantio à colheita contribui significativamente para a redução do aparecimento das invasoras. Atenta às necessidades do produtor, a Syngenta conta com Regloneherbicida multicultura não seletivo e com ação de contato que é a melhor escolha para uso no pré-plantio e na pré-colheita da soja, contribuindo para o planejamento das operações, pois apresenta os seguintes diferenciais:

  • Redução de infestação e reinfestação de daninhas, preparando o ambiente para a cultura sucessora;
  • Controle de plantas resistentes, principalmente as de difícil controle, deixando a lavoura limpa para uma safra com bons rendimentos;
  • Eliminação das impurezas, viabilizando a colheita antecipada;
  • Ação rápida, eficaz na dessecação pré-colheita e pré-plantio, mesmo em cenários com grande incidência de chuvas.

 

Vale ressaltar que Reglone tem excelente performance no controle das seguintes plantas daninhas:

  • Caruru-de-mancha (Amaranthus viridis);
  • Trapoeraba (Commelina benghalensis);
  • Buva (Conyza canadensis);
  • Leiteiro (Euphorbia heterophylla);
  • Soja voluntária (Glycine max);
  • Corda-de-viola (Ipomoea grandifolia).

Comparativo na velocidade de ação no controle do caruru

Um estudo preliminar comparou a velocidade de ação de Reglone e de glufosinato no controle do caruru (Amaranthus spp.).

No comparativo, as plantas do caruru foram submetidas a uma lavagem que simulou chuvas de 12,5mm no campo, em diferentes intervalos após a aplicação dos herbicidas. A eficiência de controle em cada situação foi avaliada 14 dias após a aplicação dos produtos, conforme mostram os resultados no gráfico a seguir:

controle de caruru e resistência à chuva

 

Reglone mostrou eficiência superior em todos os cenários de chuva após a aplicação. Mesmo em condição de chuva após 5 minutos da aplicação, a solução da Syngenta mostrou excelente controle do caruru, revelando que o produto possui ação rápida e ótima resistência à chuva.

No comparativo das imagens, fica visível a boa performance de Reglone em relação ao glufosinato, com a incidência de chuvas:

 

controle de caruru com Reglone

 

controle de caruru com glufosinato

 

O controle com glufosinato foi extremamente influenciado pela lavagem/chuva. Já Reglone mostrou ótimo desempenho com essas condições, o que permite aos produtores maior flexibilidade e comodidade nas operações de dessecação, seja em pré-plantio ou na pré-colheita.

Fonte: Portal Syngenta