NOTÍCIA

Milho: 3 soluções para uma lavoura saudável e produtiva

O uso de sementes tratadas é indispensável para uma plantação protegida desde a fase inicial. Conheça as soluções da Syngenta, que são destaque para um bom estabelecimento da cultura!

A produtividade das lavouras de milho tem aumentado nos últimos anos graças ao surgimento de novas tecnologias no campo. O tratamento de sementes (TS), por exemplo, destaca-se pelos ótimos resultados na rentabilidade e na lucratividade da cultura. Trata-se de um trabalho preventivo, que consiste na aplicação de defensivos químicos ou biológicos diretamente nas sementes. Sem o tratamento adequado, elas podem disseminar pragas e doenças que afetam a lavoura na fase inicial, prejudicando até 100% da produção se não forem controladas e, por consequência, o bolso do produtor.

O sucesso da lavoura começa pela semente

milho é uma cultura sensível ao ataque de pragas e doenças ao longo de todo o ciclo. Elas podem causar prejuízos para o estabelecimento da cultura, redução do estande e até a debilitação das plântulas. Um dos meios mais eficazes na disseminação de doenças são as sementes, pois elas servem de meio de transporte aos patógenos que podem ser levados para longas distâncias e introduzidos em novas áreas.

Para proteger cada planta contra as principais ameaças, investir em uma solução de tratamento de sementes de qualidade é indispensável. O complexo de pragas e as doenças da cultura do milho podem causar danos irreversíveis às plantas — e grandes perdas econômicas ao produtor — se não forem controlados desde o início.

É possível adquirir as sementes já tratadas com defensivos químicos ou biológicos. Nesse caso, o processo é chamado de tratamento de sementes industrial (TSI) e é feito via aplicações automatizadas, utilizando equipamentos de alta tecnologia que garantem uma cobertura precisa da semente com os produtos utilizados.

Sementes de milho não tratadas (amarelas) e tratadas (vermelhas)

Sementes de milho não tratadas (amarelas) e tratadas (vermelhas)

 

Além de ser muito eficiente por proteger a lavoura dos ataques iniciais de pragas e doenças, essa prática também conta com outros benefícios:

  • É econômica, pois o investimento do produtor nas sementes tratadas é recuperado e superado com uma lavoura mais produtiva;
  • Apresenta menor impacto ambiental em comparação com a aplicação de produtos via foliar ou no sulco de plantio, devido à menor quantidade de ingrediente ativo por área;
  • Contribui para um melhor enraizamento da planta e uma maior resistência às pragas;
  • Mantém a qualidade das sementes em relação ao vigor e à germinação;
  • Oferece mais praticidade e segurança, pois reduz os riscos de intoxicação dos operadores por conta da menor exposição aos produtos.

 

VEJA TAMBÉM:

3 soluções para melhorar a sanidade e a produtividade da lavoura de milho desde o início

É preciso tomar todos os cuidados quando se deseja proteção contra o ataque de pragas e doenças na lavoura. Com foco em auxiliar o produtor na busca por altas produtividades, com segurança, a Syngenta desenvolveu 3 soluções para o tratamento de sementes de milho:

1.FORTENZA DUO: PROTEÇÃO MÁXIMA ABAIXO E ACIMA DO SOLO

Fortenza Duo é a combinação perfeita de 2 ativos inseticidas — Ciantraniliprole e Tiametoxam — que possibilita amplo espectro de controle de pragas do solo e da parte aérea da planta, como corós, lagartas, percevejos e cigarrinha.

Composto pela união de Fortenza e Cruiser, a solução oferece controle superior e é uma importante ferramenta para a associação com biotecnologias, pois complementa o seu efeito de supressão no combate às lagartas.

Fortenza Duo conta com a melhor diamida do mercado, que oferece excelente absorção radicular e translocação no tecido foliar, mesmo em situações de baixa umidade do solo.

Com o efeito residual prolongado de Fortenza Duo, o agricultor protege as sementes, o investimento e a produtividade da sua lavoura.

 

2.CRUISER TURBO: POTENCIALIZE A PRODUTIVIDADE DO SEU MILHO

Cruiser Turbo é a combinação do inseticida Cruiser 600FS e do bioestimulante Epivio Vigor, e atua com alta performance no controle das principais pragas iniciais da cultura do milho, como percevejos, cigarrinhas e corós.

Cruiser 600FS oferece um controle eficiente de insetos sugadores — como percevejos —, alta solubilidade e seletividade, pois é extremamente seguro para as sementes de milho, sem causar danos fisiológicos.

Já Epivio Vigor enriquece a microflora e a rizosfera, gera melhor enraizamento e nutrição e, consequentemente, proporciona uma planta com mais saúde vegetal, vigor e energia, portanto, mais bem preparada para enfrentar condições edafoclimáticas adversas.

Confira os principais benefícios de cada produto que compõe a oferta de Cruiser Turbo:

caracteristicas de cruiser turbo

Essa solução inovadora no mercado proporciona ao agricultor o melhor estabelecimento da cultura, acarretando em uma produtividade superior, e traz um diferencial à empresa sementeira que oferece o tratamento de sementes com Cruiser Turbo.

 

3.MAXIM QUATTRO: UM NOVO PADRÃO DE PROTEÇÃO CONTRA DOENÇAS EM MILHO

Maxim Quattro é o único fungicida do mercado formulado com 4 ingredientes ativos complementares — Fludioxonil, Mefenoxam, Tiabendazol e Azoxistrobina —, oferecendo maior espectro de controle de patógenos, como:

  • Podridão-do-colmo ou podridão-rosada-da-espiga (Fusarium moniliforme);
  • Bolor-azul ou olho-azul (Penicillium oxalicum);
  • Antracnose-do-colmo ou podridão-de-colletotrichum (Colletotrichum graminicola);
  • Podridão-branca-da-espiga ou podridão-de-diplodia (Stenocarpella maydis);
  • Podridão das raízes ou estiolamento (Pythium spp.).

Devido à sua ação sistêmica e de contato, oferece uma proteção duradoura contra as doenças, controlando os patógenos nas sementes e também reduzindo a sua transmissão para a parte aérea da planta. Maxim Quattro ainda promove rápido estabelecimento da lavoura, melhor sanidade de colmos e maior produtividade.

Tratamento de sementes de milho: baixo custo, grandes benefícios

Neste conteúdo, você viu que o investimento em um tratamento de sementes de alta performance e amplo espectro protege a cultura em sua fase inicial, que é a mais crítica para o desenvolvimento da lavoura.

Uma plantação protegida desde o início colabora para aumentar o potencial produtivo do milho, trazendo maior retorno financeiro para o agricultor. A tendência é de que cada vez mais produtores optem pelo uso de sementes tratadas, por conta de seu baixo custo em relação aos benefícios econômicos.

Conte com a robustez em tratamento de sementes da Syngenta para a proteção da produtividade da cultura do milho. Para isso, solicite sementes tratadas com Fortenza Duo, Cruiser Turbo e Maxim Quattro na sua sementeira!

Fonte : Portal Syngenta