NOTÍCIA

Milho: fim da linha para as pragas sugadoras

Dando continuidade ao manejo de cigarrinha-do-milho, percevejo-barriga-verde, pulgão e tripes, veja como a aplicação foliar de inseticidas é importante para o controle dessas pragas.

agronegócio brasileiro tem parte representativa dentro do PIB nacional e diversas culturas têm alto grau de importância no cenário econômico, como o milho. Para que o produtor não perca produtividade, o manejo de pragas sugadoras é fundamental durante o ciclo da cultura após o tratamento de sementes, a aplicação de inseticidas foliares no momento ideal oferece o controle superior desses insetos, permitindo uma colheita mais rentável.

Algumas ameaças do campo, como a cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis), o percevejo-barriga-verde (Dichelops melacanthus), o pulgão (Rhopalosiphum maidis) tripes (Frankliniella williamsi), têm alta incidência nas lavouras de milho e provocam verdadeiros prejuízos se não forem controlados no momento ideal.

Isso deixa evidente como o tratamento de sementes é fundamental para dar o pontapé inicial no manejo de pragas sugadoras. O próximo passo é integrar o manejo com soluções que protejam a cultura nos momentos críticos de ataque dessas pragas.

Manejo de sugadores: quando aplicar inseticidas?

Os desafios a serem superados diante dos prejuízos causados pelos insetos sugadores exigem que os produtores pensem em estratégias eficazes de manejo, de preferência ações integradas para que o controle seja realizado de forma eficaz. Isso porque uma ação isolada não é suficiente para cessar os prejuízos de grandes populações de pragas na cultura.

Para isso, são trabalhados três pilares para o controle dessas pragas: controle cultural, que visa ao controle de plantas voluntárias de milho, eliminando a ponta verde; controle genético, com uso de cultivares resistentes a doenças transmitidas pelos insetos; e controle químico, em que, realizando o monitoramento, as melhores decisões são tomadas para combater as pragas identificadas.

Para o controle químico, o tratamento de sementes é etapa inicial de manejo, que deve ser complementado com a aplicação de inseticidas via foliar realizada com base na amostragem das pragas, considerando o correto posicionamento das soluções em conjunto com tecnologias eficientes de aplicação.

Tendo isso em vista, é possível escolher as melhores técnicas de manejo para cada contexto produtivo, visando aprimorar os resultados no momento da colheita.

Portfólio de soluções para manejo de sugadores

Atenta às necessidades do produtor no campo, principalmente aos prejuízos que os sugadores podem trazer à produtividade, a Syngenta apresenta um portfólio completo de soluções inseticidas para proteger a cultura do milho e oferecer plenas condições para que as plantas expressem ao máximo seu potencial produtivo.

Contar com sementes tratadas com uma solução de amplo espectro e que protege a cultura contra pragas abaixo e acima do solo, como Fortenza® Duo, é o primeiro passo para um manejo de sucesso.

Em seguida, é extremamente importante complementar a proteção ao longo do ciclo de desenvolvimento da cultura, de modo a garantir que essas pragas não comprometam a produtividade, eliminando-as antes que causem danos nos momentos cruciais para o desenvolvimento das plantas de milho.

Tradição e controle comprovado nas primeiras aplicações

Engeo Pleno® S é uma excelente ferramenta para as primeiras aplicações dedicadas ao controle de sugadores, sendo essencial para o manejo de pragas no campo e referência no controle de percevejos.

É um inseticida sistêmico com ação de choque e residual que conta com a exclusiva Tecnologia Zeon, uma proteção aos ingredientes ativos, em forma de microcápsulas, controlando a liberação do produto para que ele cubra toda a superfície das plantas e fique aderido a elas por mais tempo. Além disso, tem rápido controle de sugadores no campo, cessando o processo de alimentação da praga em pouco tempo.

Engeo Pleno® S é tradição e revolucionou o mercado com resultados comprovados em superioridade no controle do complexo de percevejos. Alguns de seus diferenciais são:

  • Amplo espectro: eficaz tanto no controle de ninfas quanto de percevejos adultos.
  • Ação translaminar: o produto chega de forma mais eficiente até a superfície inferior

da folha.

  • Inseticida sistêmico: penetra na planta e acaba com os insetos em poucas horas após a aplicação.

O posicionamento indicado é ainda na fase vegetativa, momento em que há alta pressão de percevejos no milho, ocasionando grandes danos à cultura. Vale lembrar que a rotação de produtos que possuam grupos químicos distintos é recomendável nesse manejo, como a aplicação de Magnum, que conta com acefato em sua formulação e compõe o portfólio de manejo de sugadores indicado pela Syngenta.

Além disso, respeitar os intervalos de aplicação entre uma solução e outra é parte importante desse manejo de sugadores, visando alcançar resultados superiores de controle e contribuindo para o desenvolvimento saudável das plantas, de maneira a extrair seu máximo potencial produtivo.

Fim da linha para a cigarrinha-do-milho

Polytrin é um inseticida de amplo espectro de controle que traz mais performance no controle de sugadores, com uma formulação diferenciada composta por dois grupos químicos – Organofosforado e Piretroide – o que o torna uma excelente ferramenta no manejo antirresistência, além de ser extremamente eficaz no controle de cigarrinha-do-milho e outras pragas.

A mistura dos dois princípios ativos de sítios de ação distintos confere um amplo espectro de controle, agindo nas pragas por contato e ingestão, além da ação translaminar, que controla com profundidade e eficácia as principais pragas do milho.

Outros diferenciais de Polytrin na lavoura de milho são:

  • Alto poder de choque: atuando por contato e ingestão, de maneira a controlar rapidamente os insetos jovens e adultos.
  • Manejo antirresistência: ingredientes ativos de mecanismos de ação distintos, que se complementam proporcionando um amplo espectro de controle.
  • Melhor atingimento do alvo: a tecnologia de Polytrin permite que a formulação se redistribua rapidamente pelas folhas, além de contar com ação translaminar, proporcionando um melhor controle dos insetos-alvo.

Vale ressaltar que a escolha dos produtos deve contemplar também um manejo específico para sugadores para que a lavoura obtenha os melhores resultados e atinja seu máximo potencial produtivo.

Confira no infográfico abaixo o posicionamento de cada solução para que você realize a aplicação correta e garanta a melhor proteção da cultura do milho contra o complexo de pragas sugadoras.

Infográfico

Ao fechar esse manejo de sugadores com todas as ações necessárias de controle de pragas, o produtor poderá obter o máximo em produtividade e, consequentemente, em rentabilidade, extraindo o máximo potencial de sua lavoura através de tecnologias eficazes.

Vale ressaltar que a Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas. Acesse o portal da Syngenta e acompanhe todos os artigos de Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!

FONTE: PORTAL SYNGENTA