NOTÍCIA

Milho no RS chega a produtividade de 250 sc/ha em lavouras irrigadas

A colheita das lavouras de milho para grão evoluiu de forma mais lenta devido à preferência dada à soja. As produtividades seguem superando as expectativas iniciais, variando, em muitos casos, de 100 a 160 sacas por hectare em lavouras de sequeiro e, em lavouras irrigadas, variam de 200 a 250 sacas por hectare. As lavouras apresentam boa qualidade dos grãos, que estão bem desenvolvidos, sem presença de grãos avariados. Por outro lado, o valor que os produtores estão recebendo está abaixo da expectativa, o que provoca um custo de produção em torno de 90 sacas por hectare.

As áreas colhidas de milho grão vêm sendo utilizadas pelos produtores, para lavouras implantadas fora do zoneamento agroclimático. As lavouras de milho implantadas recentemente apresentam boa germinação e desenvolvimento vegetativo, devido às últimas chuvas que foram muito benéficas, entretanto, em algumas lavouras tem ocorrido o ataque da lagarta, exigindo aplicação de inseticida para seu controle.

Quanto ao milho silagem plantado dentro do período recomendado, está praticamente todo colhido, apresentando boa produtividade em termos de volume de massa verde de planta inteira (média de 40t/ha), favorecendo a atividade leiteira, que na grande maioria das propriedades utiliza essa silagem para suplementação alimentar das vacas.

FONTE: MAIS SOJA

http://maissoja.com.br/milho-no-rs-chega-produtividade-de-250-scha-em-lavouras-irrigadas/