NOTÍCIA

Milho: tenha uma lavoura protegida desde o início

Conheça o tratamento de sementes que protege a cultura contra o ataque do complexo de pragas e ainda oferece benefícios fisiológicos às plantas.

O complexo de pragas iniciais do milho, como percevejos e cigarrinhas, pode causar danos irreversíveis às plantas, além de grandes perdas econômicas ao produtor, caso não seja controlado adequadamente. Nesse cenário, assegurar o bom estabelecimento inicial da cultura é um fator essencial para alcançar altas produtividades na lavoura.

A fase inicial de desenvolvimento da cultura é um período crítico, pois as plântulas de milho estão mais suscetíveis ao ataque do complexo de pragas. Também pode haver impactos em razão de fatores abióticos, como irregularidades climáticas. Por esse motivo, é muito importante permitir que a cultura se estabeleça rapidamente e de forma saudável.

Para garantir bons resultados, é preciso investir nos cuidados adequados desde a escolha das sementes e do seu tratamento, utilizando as tecnologias disponíveis no mercado. O tratamento de sementes é uma opção cada vez mais utilizada, já que protege a cultura em seu estádio inicial, evitando a ocorrência de falhas na germinação e possibilitando o desenvolvimento de um estande mais forte e uniforme.

Pensando nisso, a Syngenta desenvolveu Cruiser® Turbo, um inovador tratamento de sementes para a cultura do milho que une o melhor neonicotinoide a um bioestimulante, contribuindo para a cultura do milho expressar ao máximo a sua produtividade.

Cruiser® Turbo: controle de pragas e maximização do arranque das plantas

Cruiser® Turbo é o lançamento da Syngenta para tratamento de sementes industrial visando ao manejo de pragas do milho e ao incremento de produtividade na cultura. A solução consiste na combinação perfeita do inseticida Cruiser 600FS com o bioestimulante Epivio Vigor.

Entre os principais benefícios de Cruiser® Turbo estão:

  • Controle de alta performance: principalmente contra insetos sugadores;
  • Bioestimulante: oferece um poderoso arranque inicial para a manutenção do estande de plantas;
  • Seletividade: para extrair o melhor da semente.

A solução proporciona o manejo do stress biótico e abiótico, com ação que controla as pragas e prepara a planta para enfrentar as dificuldades nos momentos iniciais da lavoura.

Benefícios no controle de pragas

Sendo a evolução no controle de pragas no milho, Cruiser® Turbo é focado no manejo de pragas sugadoras, como percevejos e cigarrinhas. Também apresenta alta solubilidade, ou seja, precisa de pouca umidade para solubilizar, além de seletividade, pois é extremamente seguro para as sementes de milho, sem causar dano fisiológico.

Benefícios do bioestimulante

A ação do bioestimulante enriquece a microflora e a rizosfera, gera um melhor enraizamento e nutrição e, consequentemente, proporciona uma planta mais bem preparada e com mais saúde vegetal, vigor e energia.

Quando aplicado às sementes, ele modifica os processos fisiológicos das plantas e traz benefícios ao crescimento, ao desenvolvimento e à resposta aos estresses. Isso significa que o produto prepara a planta para enfrentar condições adversas de solo e clima por meio de um sistema radicular mais forte, permitindo um bom estabelecimento da cultura, melhor uniformidade da lavoura e ganhos expressivos a cada safra.

Além dos efeitos fisiológicos citados, Cruiser® Turbo também proporciona à planta:

  • Maior condutância estomática;
  • Melhor preservação dos cloroplastos e da clorofila;
  • Maiores taxas fotossintéticas;
  • Maior relação fonte-dreno;
  • Redução da senescência;
  • Maior enfolhamento;
  • Maior acúmulo de reservas.

Controle eficiente das pragas do milho

Confira, a seguir, quais são as pragas do milho controladas por Cruiser® Turbo, suas principais características e os danos que causam à cultura.

  • Cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis)

Cigarrinha do milho

Além de gerar lesões por sugar a seiva das plantas, a cigarrinha do milho também ocasiona danos indiretos por ser vetora de doenças, como o vírus do raiado fino e dois molicutes (enfezamento pálido e o enfezamento vermelho), podendo provocar perdas superiores a 90% da produção.

Na fase adulta, a cigarrinha pode chegar a 4 mm de comprimento, sendo de coloração amarelo-palha. Apresenta duas manchas circulares escuras na parte frontal e é frequentemente encontrada no cartucho do milho.

  • Cigarrinha-das-pastagens (Deois flavopicta)

Cigarrinha-das-pastagens

Como o nome popular já diz, a cigarrinha-das-pastagens adulta infesta áreas de pastagem, principalmente quando são formadas por plantas do gênero Brachiaria, podendo atacar lavouras de milho próximas, cujas plantas mais novas são extremamente sensíveis ao ataque da praga.

Tanto os adultos como as ninfas sugam a seiva da planta e injetam toxinas, deixando as folhas picadas com áreas cloróticas e sinais de necrose, o que pode levar à morte da planta.

  • Percevejo-barriga-verde (Dichelops furcatus)

Percevejo-barriga-verde

Ao se alimentar na base das plântulas, o percevejo-barriga-verde introduz seus estiletes através da bainha até as folhas internas que, após a abertura, apresentam perfurações de distribuição simétrica com bordos amarelados. Nessa região estão os tecidos meristemáticos, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento vegetal. Dessa forma, o percevejo causa danos às futuras folhas de milho, provocando alterações fisiológicas.

Outros sintomas são a deformação das plantas, podendo levá-las à morte e/ou ao perfilhamento, o que torna a lavoura improdutiva. O período crítico da cultura concentra-se nos primeiros 30 dias após a emergência e o ataque da praga pode comprometer em até 50% a produtividade quando manejado de forma incorreta.

Cruiser® Turbo: resultados comprovados

Os resultados de testes e estudos realizados na ESALQ/USP para verificar a ação de Cruiser® Turbo nas plantas de milho comprovaram os benefícios proporcionados por essa solução, como o melhor desenvolvimento das raízes:

Infográfico 1

Sistema radicular de plantas de milho cultivadas em vaso: 21 DAS, submetidas ao TS

Infográfico 2

Comprimento da parte aérea e das raízes (cm) e volume das raízes (mL) de plantas de milho aos 21 DAS, submetidas ao TS

Já os trabalhos conduzidos pelo Dr. Marcio Domingues (R&D Crop Physiology) mostram os benefícios do uso do Epivio Vigor como bioestimulante no milho, aumentando o teor relativo de clorofila nas folhas, conforme mostra a tabela a seguir:

Tabela

Nos gráficos abaixo, é possível verificar os resultados superiores de incremento em produtividade a partir do uso de Cruiser® Turbo.

Infográfico 4

Tais resultados comprovam que plantas bem nutridas e protegidas se desenvolvem de maneira superior, expressando ao máximo seu potencial produtivo, com maiores retornos em produtividade e rentabilidade ao produtor.

Syngenta: as melhores soluções para tratamento de sementes

Além de Cruiser® Turbo, a Syngenta traz outras inovações ao tratamento de sementes industrial para a cultura do milho, como as soluções Fortenza® Duo e Maxim® Quattro. O amplo portfólio da empresa permite que o agricultor realize o manejo estratégico adequado de pragas e doenças nas lavouras, de forma eficiente e com ótimo custo-benefício para explorar o potencial produtivo do milho, trazendo maior retorno financeiro para o agricultor.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os artigos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!

FONTE: PORTAL SYNGENTA