NOTÍCIA

Novo patamar no controle de pragas da soja

São várias as ameaças que cercam a lavoura de soja e exigem cuidado e atenção constante do produtor.  Mais presente no Cerrado, a mosca-branca, por exemplo, compromete de forma significativa a produtividade da lavoura, exigindo um controle eficiente.

Além disso, o nível de infestação de ácaros tem aumentado nas últimas safras e as lagartas também são uma preocupação, já que continuam causando desfolha, se alimentando inclusive de estruturas reprodutivas das plantas.

Minecto Proinseticida foliar de amplo espectro da Syngenta, possui uma formulação que combina as características de dois princípios ativos com diferentes mecanismos de ação. O produto tem alta eficácia contra um grande leque de pragas e apresenta mais praticidade para o produtor e proteção para lavoura

Mosca-branca: preocupação na lavoura

De difícil controle, a mosca-branca (Bemisia tabaci raça B) têm gerado preocupação aos produtores. Causadora de grandes prejuízos à cultura da soja, essa praga tem um grande número de hospedeiros.

Adultos e ninfas, ao sugar a seiva das plantas, provocam alterações no desenvolvimento vegetativo e reprodutivo, debilitando a lavoura.

O ciclo da mosca-branca é formado pela fase de ovo, quatro ínstares ninfais e, por fim, adulta (machos e fêmeas).

Na fase adulta, ela mede cerca de 1,0 mm de comprimento, sendo a fêmea ligeiramente maior que o macho. Neste estádio, tem o dorso amarelo-pálido possuindo dois pares de asas de cor branca.

A fêmea tem a capacidade de postura que vai de 100 a 300 ovos, durante todo seu ciclo de vida, que é variável e dependente da alimentação e temperatura.

Seus ataques podem ocorrer durante todo o ciclo, ocasionando em curto prazo a redução acentuada da produtividade e, em longo prazo, o comprometimento de forma irreversível da sustentabilidade de muitos sistemas agrícolas do país.

mostra-branca, ao se estabelecer na face inferior da folha, suga a seiva, extraindo carboidratos e aminoácidos, o que pode levar à folhas com manchas cloróticas, murcha e queda.

Dentre os impactos negativos que ela pode causar está, ainda, a formação de fumagina na planta, um fungo negro que proporciona uma coloração escura nas folhas, dificultando a captação dos raios solares e, consequentemente, ocasionando queda na produtividade devido aos danos na superfície foliar e nos frutos.

Para controlar a mosca-branca é fundamental o monitoramento da área para o rápido reconhecimento e início do manejo e investimento em uma solução de amplo espectro.

Minecto Pro: controle único para diversas pragas

A partir da aplicação, Minecto Pro penetra rapidamente na folha por ação translaminar e age também em contato com a praga, paralisando rapidamente os danos causados pelos insetos que comprometem a sanidade da lavoura, entre eles a mosca-branca.

A solução proporciona efeito residual mais longo devido a rápida absorção dos ativos, evitando a perda por fotodegradação. Dessa maneira, o produto fica retido no interior das folhas, ampliando sua ação protetora.

Considerada uma solução coringa por conta de seu amplo espectro de controle, Minecto Pro combina dois ingredientes ativos com diferentes mecanismos:

noticias/novo-patamar-no-controle-de-pragas-da-soja

  • Modulador do receptor de rianodina, o Ciantraniliprole causa a contração muscular descontrolada da praga, resultando em uma paralisia, cessando assim sua alimentação e proporcionando o controle;
  • Já a Abamectina se destaca por ativar os canais de cloro GABA e H-Glutamato nas células, bloqueando os sinais nervosos da praga.

Com isso, o produto oferece controle superior para as mais diversas pragas, elevando a produtividade da lavoura.

Minecto Pro controla as ninfas causando a eclosão incompleta e ataca as moscas-brancas adultas, tudo em um processo de pulverização “de cima para baixo”, atravessando a folha pelo movimento translaminar, que é caracterizado por penetrar e redistribuir rapidamente o produto, sendo uma alternativa altamente tecnológica e de rápida ação.

Minecto Pro: resultados superiores e comprovados

Como uma única ferramenta de alta eficácia de controle espectro de ação ampliado,  favorecendo o controle das principais pragas para proteção do potencial produtivo, Minectro Pro foi desenvolvido em conjunto com entomologistas renomados através do Consent (Conselho dos Entomologistas) e se destaca por ser um produto com perfil favorável ao manejo de resistência.

noticias/novo-patamar-no-controle-de-pragas-da-soja

Com sinergia de duas importantes moléculas, o inseticida combina rapidez e otimização no controle e, quem utilizou, viu o resultado no campo:

noticias/novo-patamar-no-controle-de-pragas-da-soja

Com objetivo de estar sempre conectada com o produtor, no campo ou fora dele, a Syngenta, com seu portfólio completo de soluções, investe em formulações que impactam em eficácia e economia de aplicação.

Syngenta: sempre ao lado do produtor, em todas as fases da cultura e contra as pragas da soja.

FONTE: PORTAL SYNGENTA