NOTÍCIA

O papel e a evolução do drone na Agricultura

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar sobre o VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), mais conhecido como drone. Mas você sabia que essa tecnologia pode ser utilizada em diversos mercados, para diferentes finalidades? Entretenimento, segurança, engenharia, meio ambiente, serviços emergenciais, gestão de cidades, mineração, entre outros, são exemplos de onde você pode encontrá-la.

Dessa maneira, não é de se surpreender que um dos principais mercados a utilizar essa tecnologia seja o agronegócio, não é mesmo? Como já citamos no início do ano passado, a ferramenta chegou com tudo, e, de lá pra cá, esse uso só tem crescido! O setor agro já é responsável por 25% do faturamento global dessa indústria, e uma das principais fabricantes do equipamento no Brasil tem 80% de sua receita proveniente de vendas para o mercado agropecuário.

E será mesmo que essa tecnologia é tão valiosa para o agricultor? Confira abaixo alguns dos usos dos drones nas lavouras:

Analisar a plantação: é um dos usos mais comuns, que, com a ajuda de softwaresque analisam as imagens captadas pelos drones, é possível detectar, em tempo real, pragas e doenças, excesso de irrigação, falhas de plantio, etc., sendo um importante elemento na tomada de decisão do produtor.

Demarcar o plantio: por proporcionar uma visão do alto de forma ágil e rápida, pode-se verificar quais áreas da fazenda estão mais propícias para a semeadura.

Acompanhar o desenvolvimento da safra: por possibilitar imagens em tempo real, é possível saber se o desenvolvimento da lavoura está ocorrendo como o esperado.

Pulverizar a plantação: essa aplicação ainda está em desenvolvimento, mas já existem protótiposque embarcam até 18 litros de químicos. O interessante é que não há necessidade de um piloto embarcado, sendo assim, um processo mais seguro.

Monitorar desmatamento: com a visão ampla de lugares de difícil acesso, áreas de desmatamentos podem ser localizadas e restauradas.

Vigilância: podem servir para vigiar e proteger as áreas vulneráveis do terreno e prevenir possíveis roubos e furtos.

Achar focos de incêndio: diferentemente dos humanos, a proximidade dos equipamentos com o fogo não é prejudicial. Dessa maneira, conseguem sobrevoar incêndios e descobrir os focos do fogo, e até controlá-los. A tecnologia foi usada no incêndio do Porto de Santos,em abril de 2015.

Telemetria: mensurar a área da propriedade é algo muito importante para agricultores e o equipamento fornece esses dados, quando aliado ao uso de softwares.

A versatilidade, a rapidez e a facilidade dessa tecnologia podem fazer a diferença na produção final de uma safra, pois ajuda em importantes decisões e possíveis prevenções para o agricultor.  A atividade ainda não é regulamentada no país, e para a utilização dos drones, deve ser realizada uma solicitação formal à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por uma autorização de uso e, por fim, obter o certificado de ingresso ao espaço aéreo como Departamento do Controle do Espaço Aéreo (Decea).

 

FONTE: BLOG SYNGENTA

O papel e a evolução do drone na Agricultura