Possuir duas fazendas que somam 3 mil hectares, com 2.200 cabeças de gado e ser uma das 100 personalidades mais influentes do agronegócio no Brasil (segundo ranking da revista Dinheiro Rural) não é para qualquer um.
Quer saber a receita do sucesso do agropecuarista Carlos Viacava?
Experiência de trinta anos no campo, muito trabalho e investimentos estratégicos são elementos essenciais para chegar aonde ele chegou. Mas, além disso, a adoção do sistema de produção conhecido como ILPF, o Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, que explicamos nesse infográfico aqui, foi também fator-chave para o êxito de Carlos.
A ILPF, além de trazer a diversificação na produção e geração de receita para o produtor, também contribui de diversas maneiras para o meio ambiente, assim como o melhoramento da qualidade e conservação do solo; a melhoria do bem-estar animal devido ao conforto térmico; menor pressão de desmatamento de floresta nativa, etc.
Essa iniciativa é liderada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e apoiada por diversos parceiros, assim como nós, da Syngenta, que buscamos sempre incentivar esse tipo de prática, que vai ao encontro de compromissos do nosso Plano de Agricultura Sustentável (The Good Growth Plan), que apoia a sustentabilidade da agricultura e o desenvolvimento das comunidades rurais.
Para Carlos, conhecer esse novo sistema de produção foi a abertura para novas possibilidades, fazendo com que passasse também a produzir soja, leguminosa que já está em 1.300 hectares, em suas fazendas. Assim, ele pode, além de retorno financeiro, ter benefícios que vão além, como a recuperação o solo e maior geração de empregos diretos e indiretos.
FONTE: BLOG SYNGENTA