NOTÍCIA

Percevejo barriga-verde

O percevejo barriga-verde é uma praga comum em diversas culturas, com destaque para a de milho e trigo

Sobre o percevejo barriga-verde

O nome barriga-verde deriva da aparência da praga, pois os percevejos adultos apresentam a parte dorsal do corpo na cor marrom e o abdômen na cor verde. Eles têm o corpo em forma de losango, medem de 9 a 11mm e sua cabeça é caracterizada pela presença de projeções pontiagudas, com a extremidade dos espinhos mais escura do que o restante do pronoto.

Os percevejos se alimentam da seiva das raízes e plantas, causando alguns sintomas de deficiência nutricional e hídrica, como a murcha, a seca e o enrosetamento. Por se tratar de uma espécie que se adapta melhor a temperaturas amenas, os ataques acontecem de forma mais severa no período da manhã, no fim da tarde e durante à noite.

Culturas afetadas

percevejo barriga-verde é uma praga comum em diversas culturas, com destaque para a de milho e trigo.

Danos causados pelo percevejo barriga-verde

Ao perfurar a base do colmo para se alimentar, o percevejo injeta toxinas nos tecidos da planta, que podem transmitir doenças e provocar alterações fisiológicas, como o surgimento de manchas escuras nos locais da picada. À medida que as folhas se desenvolvem, podem ser percebidas lesões simétricas longitudinais com as bordas amareladas.

O ataque da praga também pode dificultar a abertura do limbo foliar, fazendo com que as folhas fiquem enroladas, sintoma denominado “encharutamento”. Nos casos mais graves, pode causar a morte das plantas, que começa com o murchamento das folhas centrais até o secamento total.

Os prejuízos causados pelo percevejo barriga-verde podem ser de até 60% da produção e, em casos mais severos, é necessário fazer o replantio da área. Cerca de 30% dos danos são causados pelos adultos, enquanto a maior parte, 70%, são causados pela praga no estágio ninfal.

Métodos de controle do percevejo barriga-verde

O controle do percevejo barriga-verde demanda medidas integradas para garantir a sustentabilidade da lavoura e a diminuição da incidência da praga, contribuindo para a máxima produtividade do milho. Entre elas, estão:

  • monitoramento das áreas: a partir desse acompanhamento, é possível identificar a ação dos percevejos desde o início da infestação e encontrar o momento propício para intervir;
  • eliminação das plantas daninhas e preparo do solo: a fim de identificar e eliminar a praga que pode estar escondida e acabar com os lugares usados por ela para se abrigar;
  • tratamento de sementes: na cultura do milho, por exemplo, é uma excelente ferramenta de manejo de percevejos nos primeiros estádios;
  • controle químico: a pulverização de um inseticida de qualidade é uma boa forma de garantir o crescimento saudável da planta e evitar os prejuízos causados por um possível ataque.

Produtos indicados para manejo do percevejo barriga-verde

A Syngenta conta com um portfólio de inseticidas que ajuda o produtor a alcançar o máximo potencial produtivo, protegendo a lavoura de diversas pragas. Os inseticidas recomendados para manejo do percevejo barriga-verde são:

IMAGENS:

percevejo barriga-verde

percevejo barriga-verde

Fonte: Portal Syngenta