NOTÍCIA

Resultados de campo comprovam a potência do novo fungicida da Syngenta

Mitrion™, a nova solução da Syngenta, foi testado e aprovado por pesquisadores e produtores. Confira os resultados e saiba qual fungicida escolher para a próxima safra.

Motivo de preocupação para os produtores rurais, doenças como a ferrugem asiática e a mancha-alvo podem comprometer a produtividade da soja, causando perdas de até 90% à lavoura. A cada safra, o manejo do complexo de doenças tem exigido mais atenção do agricultor e investimento em melhores soluções, além da adoção de boas estratégias de controle, como o Manejo Consciente.

Pensando nisso, a Syngenta desenvolveu o fungicida Mitrion™, que veio para revolucionar o mercado com a potência dos seus resultados no campo. Testes realizados por pesquisadores e produtores comprovam a eficácia do fungicida no controle das principais doenças da soja. Assim, o investimento na solução ajuda o produtor a prevenir e controlar os prejuízos causados pelas doenças.

Continue acompanhando para saber tudo sobre esse lançamento que vai deixar a sua soja blindada contra as doenças e para conferir os resultados obtidos pelos produtores que já utilizaram Mitrion™ em suas lavouras.

Mitrion™: onde tem potência, não tem doença!

Contar com um fungicida eficiente e de alta potência como Mitrion™ traz mais comodidade ao produtor no manejo do complexo de doenças da soja. Ao mesmo tempo em que defende a lavoura da ação dos patógenos, o produto protege todo o investimento do produtor para a safra.

Isso acontece porque Mitrion™ é a combinação dos dois ativos mais potentes do mercado que, juntos, proporcionam uma performance superior no controle da ferrugem asiática e de manchas, com destaque para a mancha-alvo, minimizando os danos que elas podem causar às lavouras.

Entre os benefícios de Mitrion™, estão:

  • Combinação inovadora: os dois ativos mais potentes do mercado;
  • Máxima potência: controle superior em manchas e ferrugem;
  • Controle superior: melhor efeito preventivo e curativo (no início da infecção);
  • Conveniência: formulação que contém tecnologia moderna que eleva o controle.

Para saber mais sobre as principais doenças da soja

  • Ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi)

Ferrugem asiática

Bastante agressiva, é uma das principais doenças da cultura e pode ocorrer em todas as regiões produtoras de soja no Brasil. A ferrugem é responsável pela desfolha precoce, que compromete a formação da planta, o enchimento das vagens e o peso final dos grãos.

Os sintomas iniciais são minúsculos pontos, mais escuros do que o tecido sadio da folha, de coloração esverdeada a cinza-esverdeada e com correspondente protuberância (urédia) na face inferior da folha. As urédias adquirem cor castanho-clara a castanho-escura e, conforme a doença se desenvolve, o tecido da folha ao redor das urédias adquire coloração castanho-clara a castanho-avermelhada, ficando com aspecto de seca.

Pode aparecer em qualquer estádio da planta, mas tem surgido com maior frequência próxima ao período de floração e nas folhas do baixeiro.

  • Mancha-alvo (Corynespora cassiicola)

Mancha-alvo

A doença é caracterizada por pontuações pardas com halo amarelado, que evoluem para grandes manchas circulares com coloração castanha. As manchas apresentam uma pontuação central e anéis concêntricos de coloração mais escura.

Ao afetar as folhas, o fungo pode causar a redução da área fotossintética ou até mesmo a desfolha precoce, comprometendo o enchimento de grãos. Além disso, é capaz de provocar o apodrecimento de vagens e hastes, o que influencia diretamente o rendimento da cultura. O período crítico para o aparecimento da mancha-alvo vai desde o florescimento (R1) até o enchimento de grãos (R5).

Os ativos mais potentes do mercado em um único fungicida

Inovador e de alta performance, Mitrion™ se destaca dos demais produtos do mercado por oferecer um controle superior de manchas e ferrugem graças à associação dos efeitos preventivo e curativo de seus dois princípios ativos:

  • Solatenol: é uma carboxamida moderna com alta capacidade de aderência e penetração nas folhas (melhor efeito preventivo), além de maior efeito residual, devido à menor mobilidade do produto na planta;
  • Protioconazol: pertence ao grupo químico dos triazóis e tem alto poder curativo no início da infecção. Penetra rapidamente na folha e protege o seu interior, podendo alcançar infecções já estabelecidas, devido à maior mobilidade do produto na planta.

Juntos, esses princípios entregam performance superior para todo o complexo de doenças em virtude de sua potência e versatilidade.

Carolina Deuner, doutora em fitopatologia, pesquisadora e professora da UPF, conta que já vem testando Mitrion™ nas últimas três safras e “esse fungicida se mostrou muito potente. A associação dos dois princípios ativos permitiu um ótimo controle do complexo de doenças na cultura da soja”.

Para saber mais sobre a opinião de pesquisadores e especialistas sobre Mitrion™, acesse a websérie De Norte a Sul, um mundo de conhecimento no YouTube.

Excelente absorção e retenção

A tecnologia presente na formulação de Mitrion™ potencializa a retenção, o espalhamento e a translocação do produto na planta, resultando em uma ação imediata e colaborando para maximizar o potencial produtivo da lavoura. Assim, a alta capacidade de absorção e retenção é um grande diferencial da solução.

Com esse fungicida, o sojicultor ganha em praticidade no momento do preparo da calda de aplicação, pois Mitrion™ já possui adjuvantes em sua composição que são suficientes para garantir a eficácia do produto a campo.

Estudos de carbono-14, que captam a translocação do produto pela planta, comprovam a diferenciação da formulação de Mitrion™. Na imagem a seguir, é possível verificar a excelência na absorção dos ativos por parte do novo fungicida da Syngenta, especialmente da carboxamida presente em sua formulação, mesmo sem o uso de adjuvantes, aos 14 dias após a aplicação.

Infográfico

Todos esses benefícios e diferenciais foram testados e comprovados em campo, por produtores de diversas regiões. Nos infográficos a seguir, você confere os ganhos em produtividade gerados com o uso de Mitrion™:

Resultado 1

Resultado 2

Resultado 3

Opinião de quem já testou a potência de Mitrion™

Os resultados positivos dos fungicidas da Syngenta são comprovados por quem mais se interessa pelo controle de doenças na lavoura e mais sente as consequências que a presença dos patógenos pode causar: os produtores.

Quem já investiu na tecnologia de Mitrion™ colheu bons resultados e assegura a eficácia do novo fungicida da Syngenta, que veio para extrair todo o potencial produtivo da soja no campo. Confira os depoimentos de quem já utilizou a solução.

Depoimento 1

Depoimento 2

Depoimento 3

Faça como esses produtores e leve mais potência para a sua lavoura com Mitrion™!

Recomendações para posicionamento de Mitrion™ na soja

Dentro do seu correto posicionamento, Mitrion™ age de forma superior, protegendo o potencial produtivo da lavoura. O fungicida deve ser utilizado com o máximo de duas aplicações durante o ciclo – na dose de 450 mL/ha –, com um intervalo de 14 dias entre as aplicações e sempre em combinação com multissítios (especialmente o Bravonil 720).

Deve-se evitar misturas com produtos que possuem baixa seletividade ou produtos nitrogenados, como adubos foliares. Atente-se para a realização de, no máximo, duas aplicações de protioconazol durante o ciclo da cultura.

Infográfico 2

Mitrion™ deve ser aplicado nas dosagens recomendadas e a boa cobertura de todos os tecidos da parte aérea das plantas é fundamental para o sucesso de controle das doenças, independentemente do equipamento utilizado (terrestre ou aéreo).

Vale lembrar que, para posicionar um programa de fungicidas de maneira consciente e sustentável, é preciso seguir alguns princípios do Manejo Consciente:

  • Utilizar todos os modos de ação em um programa de controle;
  • Respeitar a característica de cada produto segundo a sua recomendação;
  • Sempre fazer uso de parceiros nas aplicações;
  • Utilizar produtos de amplo espectro durante todo o ciclo da cultura.

Bons resultados dependem tanto da qualidade do produto quanto das práticas adequadas de aplicação. Portanto, para o controle efetivo dos principais patógenos da soja com Mitrion™, o fungicida deve ser aplicado nas dosagens recomendadas, seguindo as orientações do rótulo e da bula do produto.

Syngenta: a empresa da soja

A Syngenta reconhece a importância da soja para o nosso país e busca sempre viabilizar os melhores resultados da cultura no campo, seja em produtividade ou rentabilidade.

O lançamento de Mitrion™ faz parte de uma nova era de fungicidas que a empresa, líder mundial no setor do agronegócio, está trazendo para revolucionar o mercado e atender às novas demandas dos produtores, passando a integrar o portfólio robusto e completo.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os artigos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!

Banner do fungicida Mitrion

Conteúdos Relacionados

FONTE: PORTAL SYNGENTA