NOTÍCIA

Soja: princípios ativos eficientes contra espécies de Cercospora

Recentes estudos apontam que Score Flexi possui os ingredientes ativos que mais se destacam no controle das diferentes espécies de Cercospora.

No Brasil, o manejo de doenças da soja é essencial para o desenvolvimento saudável das plantas, já que alguns tipos de patógenos podem causar o crestamento foliar de cercospora (Cercospora kikuchii), como demonstrado em recentes estudos publicados na Revista Cultivar Grandes Culturas, em julho de 2021, nos quais foi apontada a existência de outras espécies associadas a essa doença, sendo Cercospora cf. flagellaris e Cercospora cf. sigesbeckiae as espécies mais recorrentes.

O crestamento foliar de cercospora da soja ataca todas as partes das plantas, sendo possível identificá-lo através de pontuações escuras com coloração castanho-avermelhada, que coalescem e formam grandes manchas, resultando em danos severos à cultura, que podem levar à desfolha prematura.

aplicação de fungicidas na parte aérea é uma estratégia importante no manejo para o controle de doenças. No entanto, a perda de sensibilidade de alguns isolados – amostras usadas na pesquisa – pode comprometer a eficiência da solução para a proteção da lavoura.

Mecanismos de ação eficientes contra cercosporiose

A partir de pesquisas da Revista Cultivar Grandes Culturas, foi realizada a identificação molecular das espécies de Cercospora avaliando-se quais mecanismos de ação fungicida são eficientes no controle desses patógenos.

Entre os ingredientes ativos testados, Propiconazol Difenoconazol foram os que apresentaram os melhores resultados contra as espécies testadas. Ambos pertencentes aos grupos químicos dos triazóis, os ativos oferecem ação preventiva e curativa, protegendo a cultura contra os danos causados por doenças.

O estudo mostra que, além do monitoramento constante, a utilização de estratégias antirresistência, com aplicação de fungicidas preventivos e alternância de diferentes grupos químicos, torna-se fundamental para o controle eficiente de doenças.

Portfólio completo de fungicidas para soja

Atenta às necessidades do sojicultor no campo, a Syngenta conta com um portfólio robusto de fungicidas para o manejo completo de doenças da soja. A combinação dos ativos que demonstraram alta eficiência no controle de Cercospora spp. está presente em Score Flexi, a melhor ferramenta para aplicação no estádio vegetativo da cultura.

Score Flexi é um fungicida sistêmico que conta com Propiconazol e Difenoconazol, dois ingredientes ativos apropriados para o controle de doenças no estágio vegetativo da soja, com alta eficiência em Cercospora, conforme apontado em pesquisa, além de manchas, oídio e antracnose.

Aplicado no campo ainda na fase vegetativa (entre 25 e 30 dias após a emergência), Score Flexi combate diversas doenças da soja antes que o ataque se torne perceptível. O fungicida assegura uma boa construção da sanidade foliar das plantas por meio do controle de doenças, desde o estádio vegetativo, auxiliando o desenvolvimento saudável da cultura até o estádio reprodutivo e, principalmente, durante o enchimento de grãos, contribuindo para extrair ao máximo o potencial produtivo da lavoura.

Os excelentes resultados em incremento de produtividade comprovam que Score Flexi não é apenas uma estratégia eficiente para elevar o controle de doenças, mas também o fungicida que apresenta o melhor retorno sobre investimento neste momento de aplicação.

O ingrediente ativo Difenoconazol, que apresentou alta fungitoxicidade nos estudos realizados, também está presente nas formulações de Alade® e Cypress, que são tecnologias eficientes no controle de cercosporiose e outras doenças.

Alade®: fungicida com o maior espectro de ação do mercado, devido a uma formulação moderna, composta por três ativos de alta consistência – Solatenol, Ciproconazol e Difenoconazol –, que controlam ferrugem e manchas, especialmente antracnose, oídio e cercosporiose.

Cypress: fungicida sistêmico à base de Ciproconazol e Difenoconazol, apresenta atividade preventiva e curativa no manejo das principais doenças da cultura da soja. É uma solução polivalente que pode ser parceira de outros fungicidas, tanto como fungicida principal quanto no uso para as últimas aplicações.

A Syngenta tem o conceito de inovação em seu DNA e busca caminhar lado a lado com o produtor no desenvolvimento das melhores tecnologias, contribuindo para o máximo potencial produtivo do campo.

Conheça o portfólio completo de soluções e saiba quais produtos podem ser utilizados no manejo eficaz da lavoura.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe todos os artigos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!

FONTE: PORTAL SYNGENTA