NOTÍCIA

Syngenta lança novidade para o controle do complexo de Spodopteras

O inseticida INSTIVO™ oferece performance superior e é a solução definitiva para o controle de lagartas da soja.

infestação de lagartas na soja é um problema que tem escapado do alcance dos produtores cada vez mais, pois essas pragas estão tomando a dianteira no domínio da lavoura. As do gênero Spodoptera estão entre as que mais causam danos à cultura, podendo comprometer até 50% da produção.

Realizar o manejo adequado das lagartas da soja é abrir as portas para o futuro. A fim de atender a essa nova demanda do agronegócio, a Syngenta inova mais uma vez com o desenvolvimento de INSTIVO™, inseticida com controle superior de todas as Spodopteras. Continue a leitura para saber mais sobre esse lançamento!

Os danos do complexo de Spodopteras na soja

O cenário de controle de lagartas está cada vez mais complicado, começando pela diferenciação das espécies, que não é simples: a semelhança no padrão de coloração e a grande variabilidade intraespecífica têm tornado confusa a taxonomia do gênero Spodoptera. Além disso, elas podem ocorrer ao mesmo tempo na lavoura, o que contribui para que se espalhem rapidamente na plantação.

Pelo fato de a Spodoptera ser um dos gêneros de lagartas que afetam a soja, é importante saber identificar as características principais de cada espécie:

Complexo de Spodopteras

 

Complexo de Spodopteras

Complexo de Spodopteras

Essas lagartas são pragas desfolhadoras, que se alimentam das folhas da planta, o que compromete a fotossíntese, causando um desenvolvimento irregular e insatisfatório da lavoura. Elas também atacam as vagens, afetando a produtividade e, em casos mais graves, podem inviabilizar toda a produção.

Um fator que reforça a necessidade do manejo adequado dessas espécies é a baixa susceptibilidade do complexo de Spodopteras às principais biotecnologias comumente utilizadas na cultura de soja, o que pode fazer com que determinadas lavouras tenham enormes problemas com lagartas desse gênero.

Por esses motivos, é preciso realizar uma detecção rápida e um manejo ágil e assertivo, a fim de que as lagartas não se tornem ainda mais difíceis de controlar, prejudicando a lavoura e o bolso do produtor.

É por isso que a Syngenta investiu em pesquisa e inovação e desenvolveu INSTIVO™, novo inseticida especializado no controle de Spodopteras, com o objetivo de facilitar a tomada de decisão do agricultor e ajudá-lo a produzir mais a cada safra.

 

Veja também:

INSTIVO™: vire o jogo contra as lagartas da soja!

Para proteger seus bens mais preciosos — sua produtividade e seu investimento na lavoura —, INSTIVO™ é a solução definitiva para o controle de lagartas. O inseticida combina dois diferentes modos de ação com performance superior e maior período de controle. Além disso, é o único lagarticida que proporciona excelência no manejo de todas as Spodopteras.

Sua exclusiva formulação OPT™ envolve duplo modo de ação, atuando no sistema muscular das pragas de forma complementar e impedindo rapidamente que elas danifiquem a lavoura. Também promove a cobertura completa das folhas, potencializando a distribuição dos ativos. A formulação é à base de água e isenta de solventes para reduzir o risco de fitotoxicidade, que impacta a produtividade.

Junto ao uso de adjuvante, a ação translaminar proporcionada pelos componentes de INSTIVO™ acelera a entrada na folha, criando um reservatório em seu interior e aumentando a concentração dos ativos na planta por um longo período. Essa rápida absorção colabora para atingir a mais alta performance de controle, o que facilita o trabalho do sojicultor.

 

INSTIVO™ conta com tecnologia inovadora

 

INSTIVO™ estabelece um novo patamar de controle para o produtor virar o jogo contra as lagartas da soja! Entre as principais características e benefícios do novo lagarticida, destacamos:

  • Duplo modo de ação: confere maior espectro de alvos (Spodopteras, Helicoverpa, Anticarsia e Ácaros);
  • Formulação OPT™ (formulação exclusiva à base de água, com partículas menores que potencializam a distribuição e penetração dos ativos): maior eficácia em lagartas, além da redução do risco de fitotoxicidade.  

INSTIVO™ faz parte do portfólio robusto de soluções da Syngenta, fruto de inovação e tecnologia, que visa aumentar a produtividade e a rentabilidade da soja. O inseticida é mais uma das ferramentas que nos permite estar sempre ao lado do produtor, enfrentando as ameaças que podem comprometer a cultura e auxiliando em uma produção mais eficiente e sustentável.

FONTE: PORTAL SYNGENTA