NOTÍCIA

Tecnologia agro: decisões inteligentes no setor sucroenergético

Novas ferramentas estão disponíveis para o agricultor, que recebe apoio tecnológico para superar desafios, como o monitoramento de pragas.

ocorrência de pragas, como a cigarrinha-das-raízes (Mahanarva fimbriolata), pão-de-galinha (Diloboderus abderus), o bicudo-da-cana-de-açúcar (Sphenophorus levis) e broca-de-cana (Diatraea saccharalis), apresenta-se como um grande desafio para os canavicultores do país, uma vez que o controle dessas espécies é dificultoso, exigindo dos produtores medidas integradas a fim de evitar perdas econômicas em suas lavouras.

Por conta do aumento populacional desses insetos em canaviais brasileiros e dos danos que eles causam nas áreas cultivadas, a Syngenta desenvolveu a Operação Praga Zero, com o objetivo de orientar os agricultores em relação às práticas mais eficientes para o manejo de pragas.

O projeto segue as boas práticas do Manejo Integrado de Pragas (MIP), estabelecendo inovações e sustentabilidade para o setor sucroenergético.

Vale destacar que todas as ações são fundamentadas em critérios técnicos, para garantir maior eficiência no manejo. Dentre as diversas práticas necessárias, o monitoramento das pragas é de máxima importância, visto que está diretamente relacionado à melhor tomada de decisão por parte dos canavicultores.

Em meio ao cenário desafiador em busca de uma excelente produtividade, a tecnologia mostra-se uma importante aliada dos produtores, já que oferece a possibilidade de acesso a dados precisos e permite acompanhar os procedimentos agrícolas pelo celular e outros dispositivos. Desse modo, ferramentas digitais têm tornado os processos nos canaviais muito mais ágeis e eficientes.

Neste artigo, você saberá tudo sobre o software que tem obtido sucesso dentro da Operação Praga Zero. O Cropwise Protector foi desenvolvido para tornar o manejo muito mais ágil, confiável e automatizado, do começo ao fim. Boa leitura!

Cropwise Protector: ferramenta digital para sua lavoura

Cropwise Protector é um software desenvolvido pela Syngenta Digital que oferece facilidades do pré-plantio à colheita e, a partir de dados precisos, proporciona aos canavicultores uma tomada de decisão mais rápida e assertiva dentro das usinas.

Cropwise Protector 1

Uma das grandes vantagens da plataforma é a possibilidade de coletar dados por meio de tecnologia georreferenciada. Isso não só permite maior rastreabilidade de todo o sistema do canavial e uma análise visual da área e do problema identificado, como também garante mais assertividade ao monitoramento das pragas.

Por meio de mapas, Cropwise Protector possibilita monitorar pontos críticos de infestação de pragas, oferecendo dados para situar o gerenciamento dos processos. Faz-se, assim, uma boa ferramenta para quem busca uma melhor gestão de equipe, uma vez que é possível acompanhar o rendimento dos colaboradores e o caminhamento realizado por eles.

Protector é uma plataforma prática e simples de usar. Com ele, o produtor pode esquecer de uma vez o papel, os comentários manuais e informações imprecisas que muitas vezes chegam do campo. Em um só lugar, o produtor tem acesso a todos os dados necessários sobre sua operação.

Cropwise Protector 2

Como a plataforma contribui para as atividades operacionais e agrícolas das usinas?

Cropwise Protector é uma alternativa para o manejo inteligente e consciente, uma vez que oferece índices concretos que indicam a necessidade de aplicação de defensivos agrícolas nas lavouras, por meio de mapas e gráficos.

Com isso, o canavicultor tem a oportunidade de utilizar a solução específica na dose certa e no momento correto do cultivo, evitando gastos desnecessários com produtos e, consequentemente, prejuízos financeiros, além de otimizar a operação, ganhando tempo!

Infográfico

Ademais, os resultados obtidos no processo de digitalização das operações em usinas, algo aplicado e comprovado pela Operação Praga Zero, evidenciam como a plataforma contribui para as atividades operacionais e agrícolas, uma vez que proporciona:

  • monitoramento dos insumos agrícolas;
  • avaliação das mudas para o plantio;
  • análise de corretivo e preparo do solo;
  • avaliação de plantio e pós-plantio;
  • análise das operações;
  • avaliação da aplicação de defensivos agrícolas e adubação líquida;
  • análise do processo de irrigação e fertirrigação;
  • levantamento do índice final de infestação de pragas;
  • estratégia de controle de broca-da-cana e de outras pragas;
  • mapeamento de plantas daninhas;
  • monitoramento do controle de qualidade na colheita;
  • gestão agrícola;
  • gestão de pessoas;
  • acompanhamento em tempo real do clima.

Ademais, a tecnologia que aqui apresentamos oferece eficiência ímpar na gestão das produções para o canavicultor. Leia mais detalhes sobre essa facilidade a seguir.

Gestão dos processos agrícolas

Atualmente, a indústria sucroalcooleira é caracterizada pela competitividade e pelos altos padrões de qualidade. Portanto, o uso de soluções digitais é essencial para a gestão dos processos agrícolas e para identificar e solucionar problemas que surgem no campo.

Esse tipo de tecnologia permite que todas as ações sejam vistas de maneira integrada, cruzando dados e permitindo que a condução das lavouras seja totalmente focada na utilização eficiente dos recursos e nos ganhos em produtividade e em rentabilidade.

Prova disso são os benefícios que diversas empresas e usinas têm relatado, como é o caso da Agrícola Agrodoce. Segundo César Rodrigues, supervisor de agricultura de precisão da Agrodoce, são várias as vantagens percebidas com a utilização da plataforma.

“Antes trabalhávamos com média e aplicávamos na quadra inteira. Com os pontos georreferenciados, sei exatamente onde a praga está e temos conseguido priorizar a pulverização localizada. A agricultura de precisão tem permitido à empresa, uma economia de cerca de 30% com insumos“, ressalta Rodrigues.

tecnologia no campo

Técnicos analisam área dos canaviais através dos mapas do Protector

A incorporação dessa tecnologia nas usinas tem colaborado para uma expressiva redução nos custos, permitindo economia de insumos, maior eficiência dos processos agrícolas e maior produtividade das lavouras – seja em decorrência do correto e rápido manejo de pragas ou das ações tomadas com mais inteligência e precisão.

Quer saber mais? Você encontra informações sobre o Cropwiser Protector em nosso blog, site e redes sociais, ou entre em contato com o nosso time comercial pelo e-mail larissa.vieira@syngenta.com .

Tecnologia Cropwise Protector – Você no controle da lavoura!

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os artigos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!

FONTE: PORTAL SYNGENTA