NOTÍCIA

Tiririca

Plantas daninhas são um problema constante para todo e qualquer agricultor, mas existem algumas que se destacam pela dor de cabeça que podem gerar. A Cyperusrotundus, conhecida popularmente como tiririca, capim-alho ou até barba-de-bode, é uma delas. Além de estar presente nas principais culturas do país, como Arroz, algodão, café, cana-de-açúcar, milho e soja, ela é uma planta de difícil controle, rápida reprodução e alta capacidade de causar prejuízos à produtividade. Por causa dessas características, muitos a consideram como uma das piores invasoras da agricultura.

Atualmente, é possível encontrá-la em todos os países de clima tropical, subtropical e, também, em muitos de clima temperado, mas não foi sempre assim. Originalmente, a tiririca era exclusiva da Ásia, continente do qual é nativa.

A forma de reprodução desta planta é um dos seus pontos mais curiosos e acontece, quase que completamente, por meio da multiplicação de seus bulbos e tubérculos subterrâneos. É essa característica, inclusive, que torna o controle dessa daninha tão trabalhoso. Em muitos casos, cortar a parte superficial da planta ou retirar os bulbos manualmente é uma tarefa inviável; portanto, a opção mais recomendada para lidar com elas é o controle químico, por meio do uso de herbicidas.

Outra característica que chamaa atenção é a resistência oferecida pela planta. Ela suporta tanto altas quanto baixas temperaturas. Em casos de geada, por exemplo, a tiririca consegue entrar numa espécie de estado de dormência, podendo se manter, sem problemas, por até 10 anos. Mas calma, não pense que ela também é invencível. O grande ponto fraco da dita cuja são áreas sombreadas que impossibilitam o seu crescimento.

FONTE: BLOG SYNGENTA

http://blogsyngenta.com.br/tiririca/