NOTÍCIA

Tratamento de sementes: proteja sua rentabilidade

Espera-se que a colheita de soja 2021/22 seja uma das mais antecipadas da história. Isso contribui com uma boa expectativa para a segunda safra de milho e para potencializar os ganhos, é preciso preparar-se desde o início.

As perspectivas para o cultivo do milho segunda safra (milho safrinha) são positivas: é previsto um aumento de área plantada, puxado pela possibilidade de uma produção dentro da janela considerada ideal, haja vista que o plantio da soja foi antecipado esse ano graças às condições climáticas favoráveis. Além disso, são esperados bons preços para o cereal, o que torna ainda mais essencial a proteção da lavoura: afinal, cuidar de cada planta pode representar ótimos ganhos ao final do ciclo.

Uma das grandes ameaças para o estabelecimento da cultura são as pragas. O complexo de insetos sugadores tem gerado diversos prejuízos nas últimas safras, com destaque para a cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis) e percevejo-barriga-verde (Dichelops spp.). Essas espécies podem comprometer completamente o estabelecimento da cultura, já que podem atacar logo nos estádios iniciais de desenvolvimento das plantas.

O manejo dessas pragas é uma tarefa complexa, pois requer conhecimento e envolve práticas que devem ser iniciadas ainda antes da semeadura. Outra grande dificuldade, nos dias atuais, tem sido a aquisição de alguns insumos, visto que o mercado enfrenta escassez e altos preços de diversos produtos. Essa situação pode representar um empecilho adicional no manejo, tornando essencial a adoção das melhores práticas.

Para evitar que o produtor tenha grandes prejuízos durante todo o ciclo da cultura, antes de tudo, ele deve cuidar das sementes e escolher as melhores ferramentas para proteger a lavoura de milho, garantindo maior rentabilidade e a máxima produtividade.

Dentre as opções existentes para proteção da cultura, o tratamento de sementes é uma das mais eficazes, pois garante que as plantas desenvolvam-se plenamente durante o período mais crítico e suscetível ao ataque das pragas. Essa ação permite o estabelecimento do estande e fortalece o arranque inicial da cultura.

Além de proteger e controlar a ocorrência de pragas nas fases iniciais da cultura, o TS é a melhor ferramenta para garantir o arranque inicial das plantas. Ele engloba outros diversos benefícios, como a manutenção do estande e a uniformidade de plantas, contribuindo para o aumento da produtividade da lavoura a um baixo custo de investimento. Em um cenário promissor, com condições favoráveis para boas produtividades e rentabilidades, proteger cada planta é sinônimo de bons resultados.

Milho em estádio inicial

Cada dia mais, o produtor busca por soluções inteligentes, modernas e integradas para enfrentar os principais desafios da lavoura. Desse modo, a Syngenta oferece um forte aliado ao TS: Cruiser® 350 FS.

Cruiser® 350 FS: semente tratada é lavoura protegida

Cruiser® 350 FS é um inseticida sistêmico utilizado no tratamento de sementes, ao conferir proteção prolongada contra o ataque de pragas na lavoura de milho. Conta com o princípio ativo Tiametoxam, do grupo químico dos neonicotinóides: com propriedades lipo/hidrofílicas balanceadas e apresenta ótima solubilidade em água, ele é prontamente absorvido e distribuído rapidamente pelos tecidos da planta após a germinação, conferindo proteção prolongada.

Além da rápida absorção nas raízes e boa distribuição na planta, Cruiser 350 FS apresenta outros benefícios, como:

  • controle eficiente de insetos sugadores;
  • alta solubilidade;
  • altamente seletivo às sementes.

No tratamento de sementes é preciso contar com soluções que sejam seguras às sementes, mantendo a qualidade fisiológica das mesmas. Veja o comparativo a seguir, onde as sementes foram tratadas e logo em seguida plantadas com a mesma profundidade.

Comparativo

Cruiser® 350 FS permite um controle excepcional das principais pragas iniciais com efeito bioativador comprovado, tornando a planta mais robusta e forte.

Vale lembrar, também, que é preciso continuar monitorando as lavouras, seguindo as boas práticas estabelecidas pelo Manejo Integrado de Pragas (MIP). Todas essas condutas, atuando em conjunto, visam um melhor equilíbrio do sistema – e, consequentemente, melhores resultados.

Contar com soluções altamente eficientes e com seletividade no tratamento de sementes é um ótimo investimento. Afinal, a iniciativa de proteger as plantas em um período crítico, oferecendo plenas condições para que extraiam o máximo em produtividade – principalmente em meio a um cenário de ótimas perspectivas de produção e preços – pode ser o grande diferencial na rentabilidade.

Conheça o amplo portfólio de produtos da Syngenta, que permite ao produtor o manejo adequado de forma eficiente e com excelente custo-benefício.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os artigos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!

FONTE: PORTAL SYNGENTA