NOTÍCIA

Tratando com percevejos

O Brasil é o 5º país que mais produz grãos em todo o mundo, com 99 milhões de toneladas ao ano, aproximadamente. Por esse motivo, não é exagero dizer que todos os prejuízos causados durante a safra podem refletir diretamente na economia do país.

E um passo importante para garantir que nada disso ocorra é lidar com os percevejos – uma das principais pragas da cultura, que são responsáveis por até 30% de perda de produtividade.

Segundo Rodolfo Bianco, pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR):

“É possível controlar o percevejo e ter sucesso na lavoura, mas o agricultor tem que começar o manejo já na cultura anterior. Inicialmente, deve-se utilizar um bom tratamento de sementes com inseticidas. Também deve-se manter a área livre das ervas daninhas e não descuidar do monitoramento da lavoura para não perder o momento certo das aplicações foliares.”

O que ele quer dizer com isso é que, em suma, é fundamental fazer o controle completo das lavouras. Para isso, recomenda-se monitorar as pragas na lavoura, utilizar sementes tratadas, realizar o manejo das plantas daninhas e, claro, utilizar inseticidas eficientes, que tenham um amplo espectro de controle, ajam rapidamente e ofereçam uma ação sistêmica com maior residual.

Além disso, nunca se esqueça: procure orientações de um agrônomo.

FONTE: BLOG SYNGENTA

Tratando com percevejos

13