NOTÍCIA

Trigo: confira as boas práticas para uma lavoura saudável

Para ter uma boa safra, o produtor pode realizar algumas ações que proporcionam o desenvolvimento saudável da cultura e que resultam em maior produtividade

trigo tem a sua origem no Oriente Médio, mas é um cereal importante nas mesas do mundo todo. Além de servir como base para a produção de produtos como cola e cosméticos, o cereal é importante na fabricação de pães, bolos, massas, cervejas, sopas e ração para animais.

Segundo dados do Boletim de Safra de Grãos – 04/2021 da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a safra 20/21 do trigo teve intensificação do plantio a partir de abril, com destaque para a Região Sul. As estimativas indicam uma produção aproximada de 6,4 milhões de toneladas na temporada, com aumento significativo na área plantada em comparação com a safra anterior.

Para se obter bons resultados em uma lavoura de trigo, é preciso realizar o manejo correto para assim garantir o desenvolvimento saudável das plantas no campo. O produtor pode se preparar para uma boa safra com ações que proporcionam maior produtividade na colheita.

Antes do plantio, o investimento no tratamento de sementes é indicado para proteger a lavoura de futuros problemas ocasionados por pragas e doenças. Quando a lavoura já está estabelecida, a aplicação de fungicidas pode se fazer necessária para o controle dos patógenos que afetam a cultura. Continue acompanhando para saber mais.

Tratamento de sementes: por que investir?

O primeiro momento de decisão do triticultor, quando se fala em uma nova safra, é a realização do tratamento de sementes. Essa técnica permite a proteção preventiva das plantas contra pragas e doenças que podem comprometer o resultado da produtividade, proporcionando que as sementes expressem todo o seu potencial.

Sementes de trigo tratadas

Entre os benefícios de se investir no tratamento de sementes para uma lavoura de trigo produtiva e rentável, destacam-se:

  • estande uniforme: o tratamento de sementes promove um desenvolvimento saudável e pleno da lavoura;
  • germinação e vigor: extrai o máximo da potencialidade da semente, resultando em maior produtividade;
  • proteção na lavoura: proporciona um campo livre de pragas e doenças.

Conheça as tecnologias aplicadas no tratamento de sementes

A Syngenta está sempre em sintonia com as necessidades do triticultor no campo e, para propiciar um estande uniforme e vigoroso desde o início, desenvolveu duas tecnologias de aplicação no tratamento de sementes totalmente eficazes para a proteção da lavoura:

inseticida sistêmico e seletivo combate às pragas iniciais da lavoura, como coró-das-pastagens (Diloboderus abderus) e pulgão-verde-dos-cereais (Rhopalosiphum graminum).

Com Cruiser®Opti, o tratamento de sementes é feito com uma única aplicação. Entre as vantagens do produto, destaca-se o efeito bioativador, que colabora com o desenvolvimento pleno das plantas, auxiliando na velocidade de emergência e no sistema radicular.

Em uma única dose, o fungicida sistêmico protege as sementes de doenças como mancha-marrom (Bipolaris sorokiniana), oídio (Blumeria graminis f.sp. tritici), brusone (Pyricularia grisea) e carvão (Ustilago tritici). A solução auxilia no desenvolvimento das plantas, incrementando a qualidade final do produto com uma boa produtividade.

 

Veja também:

Controle químico com fungicidas para trigo

Além do tratamento de sementes, a aplicação de fungicidas é um dos métodos mais comuns e eficazes no controle das doenças que afetam as lavouras de trigo durante todo o ciclo da cultura. Se não forem controladas de forma preventiva e no momento ideal, elas podem comprometer significativamente a produtividade. A Syngenta disponibiliza soluções de controle rápido e eficaz contra os fungos, como:

  • Priori Xtra®

O fungicida sistêmico Priori Xtra® é utilizado em pulverizações preventivas, para o manejo de um amplo espectro de doenças da parte aérea do trigo, como mancha-bronzeada-da-folha (Drechslera tritici-repentis), ferrugem-da-folha (Puccinia triticina) e ferrugem-do-colmo (Puccinia graminis). Também oferece controle superior, devido à formulação que protege a lavoura por um longo período, ajudando o produtor a alcançar maiores rendimentos e maximizar os lucros.

  • Tilt®

Tilt® é um fungicida sistêmico mais utilizado na proteção contra as manchas foliares, doenças tão agressivas na cultura do trigo. Pertencente ao grupo dos triazóis, o produto possibilita uma lavoura saudável e produtiva ao triticultor e combate um amplo espectro de doenças:

  • Helmintosporiose (Bipolaris sorokiniana);
  • Mancha-amarela (Drechslera tritici-repentis);
  • Ferrugem-do-colmo (Puccinia graminis);
  • Ferrugem-da-folha (Puccinia triticina);
  • Septoriose (Septoria tritici);
  • Mancha-das-glumas (Stagonospora nodorum);
  • Giberela (Fusarium graminearum);
  • Oídio (Blumeria graminis f.sp. tritici).
  • Bion®

Bion® é um ativador de plantas aplicado de forma preventiva na parte aérea da cultura. Ele ativa os seus próprios mecanismos naturais de defesa e aumenta sua resistência às doenças, com destaque para oídio (Blumeria graminis f. sp.tritici). O produto é rapidamente absorvido pelos tecidos foliares e se transloca sistemicamente, tanto para as folhas quanto para as raízes, ativando a planta de forma generalizada.

A Syngenta está ao lado do produtor, dentro e fora do campo, oferecendo soluções que impulsionam a produtividade da cultura do trigo e que elevam o agronegócio nacional a níveis ainda mais altos. Por isso, na hora de pensar na sanidade da safra, a melhor decisão é Syngenta. Contamos com um  portfólio completo de produtos que englobam todos os momentos do ciclo da cultura, contribuindo para o manejo consciente e extraindo o máximo da lavoura.

Fonte : Portal Syngenta