NOTÍCIA

Vídeos auxiliam produtor a planejar produção de forragem

O desenvolvimento sustentável dos sistemas de produção animal depende do manejo correto das plantas forrageiras e da alimentação adequada do rebanho. Para isso, planejar é essencial. Com o objetivo de ajudar o produtor e o técnico, a Embrapa Pecuária Sudeste produziu três vídeos tutoriais para descrever o passo a passo de um planejamento da produção de forragem e alimentação de bovinos de corte.

De acordo com a pesquisadora Patrícia Menezes, coordenadora técnica dos vídeos, o primeiro passo para o produtor fazer o planejamento é definir as características do sistema de produção, como épocas de compra e venda de animais e índices zootécnicos. Em seguida, estimar demanda de forragem a cada mês e identificar alternativas de produção de forragem para a propriedade.

Tutoriais demonstram como elaborar tabelas para cada fase do planejamento

O primeiro vídeo apresenta uma tabela para auxiliar o produtor a calcular a evolução do peso e consumo de forragem para cada lote ou esquema de alimentação. Já, no segundo tutorial, é possível acompanhar a evolução do rebanho e estimar a demanda de forragem por meio da elaboração de uma tabela. A série de vídeos é finalizada com o passo a passo de como montar uma tabela para determinar os setores de produção de forragem de uma propriedade e, assim, atender à demanda por alimentos projetada.

Os vídeos são curtos e em linguagem de fácil compreensão. Os modelos de planilhas devem ser solicitados por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa.

Assita aos vídeos:

FONTE: EMBRAPA

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/21273604/videos-auxiliam-produtor-a-planejar-producao-de-forragem